+55 21 98104-1826
marcelo@marceloqueiroz.com

Horta em casa é opção saudável durante a pandemia

 

Secretaria de Agricultura disponibiliza material online gratuito sobre como fazer uma horta em casa

A necessidade de ficar em quarentena como medida de proteção ao coronavírus e a discussão cada vez mais importante quanto à manutenção de uma alimentação saudável fez disparar a busca pelo material sobre como plantar hortas em casa, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Agricultura. A pasta mantém, de forma gratuita, o projeto Hortas Urbanas, cujo objetivo é ensinar a montagem de pequenas hortas em residências, está disponibilizado todo material online e gratuitamente.

– Nosso objetivo é oferecer as informações necessárias para que todos possam cultivar alguns alimentos em casa, em pequenos espaços e a um custo baixo. Queremos mostrar que mesmo em casa é possível cultivar essas mudas e ter uma alimentação saudável – explicou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Alguns alimentos se adaptam bem e podem ser plantados em casa, em pequenos vasos, como: cenoura, beterraba, acelga, alface, rabanete, espinafre, coentro, cebolinha, morango, abobrinha, ervilha, vagem, tomate e abacate.

– Cultivar seu alimento em casa traz maior proximidade com a natureza e possibilita ter hortaliças, legumes e frutas orgânicas, sem uso de agrotóxicos e com maior valor nutricional. Com a pandemia, a preocupação com a saúde se torna mais forte e devemos aproveitar para criar bons hábitos – explica Tatiana Novo, nutricionista da Secretaria de Agricultura.

Benefícios para a saúde

A nutricionista explica que alimentos cultivados de forma natural possuem maior quantidade de micronutrientes (sais minerais e vitaminas), maior teor de ferro e magnésio em vegetais como cenoura, alface. “O tomate, por exemplo, é rico em nutrientes como potássio e fósforo, antioxidantes e vitamina A, C e E”, explica Tatiana.

A cenoura é muito fácil de cultivar e com altas propriedades nutritivas. Ela pode ser plantada ao longo de todo ano e é rica em vitamina A, antioxidante e fibras.

Outro destaque é para o morango, que segundo a profissional é uma fruta rica em vitamina C que auxilia no aumento da resistência do organismo a infecções, contém ainda vitamina B5 e ferro.

Dicas e curiosidades sobre a sua horta em casa

– Garrafas PET podem ser usadas como vasos de plantas, é só cortar no meio e fazer alguns furos no fundo. Elas também podem se transformar em um regador. É só fazer pequenos furos na tampa.

– Algumas plantas não precisam de luz do sol o dia inteiro. Cerca de 4 horas de luz por dia são suficientes.

– Restos e cascas de vegetais e frutas como a casca da banana, se transformam em excelentes adubos caseiros.

– Uma parede também pode virar uma horta. É só pendurar os vasos. Ocupa pouco espaço e fica lindo na decoração. Só precisa ser uma área que receba a luz do sol.

Curso de Hortas Urbanas

As aulas presenciais estão suspensas em função da pandemia, mas o vídeo e o material informativo estão sendo disponibilizados pela internet.

Quer saber mais? A Secretaria de Agricultura disponibiliza as informações no site www.rj.gov.br/secretaria/agricultura. Para dúvidas é só entrar em contato através do e-mail hortaurbana@agricultura.rj.gov.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *